Campanha Publicitária APAV

Advertising

História:

Este projecto para a APAV foi desenvolvido no módulo de Publicidade no meu primeiro curso na ETIC, de Design Gráfico. Surgiu assim a possibilidade de trabalhar com um briefing real. O cliente era a APAV, associação que comemorava 25 anos de existência nesse ano. O objectivo seria criar uma campanha para  angariar novos associados.

Foi então que, juntamente com o meu ex. colega Luís Moura, desenvolvemos esta campanha. O que inicialmente era um projecto académico tornou-se mais que isso… O nosso conceito foi o escolhido entre os vários apresentados, acabando assim por ser aprovado e implementado pela própria associação meses mais tarde, como podem comprovar pela publicação acima.

Racional:

A nossa ideia baseou-se nos jogos virais de facebook que por sinal geral sempre bastante partilha e consistem no seguinte: Uma imagem cheia de números ex: “999999999999996999999” é-nos pedido para encontrar o “6”. A ideia parte daí, o que nos permitiu fazer uma rápida associação ao dia-a-dia, podemos cruzar-nos com inúmeras pessoas no dia-a-dia, mas nem sempre as marcas de violência são visíveis, não só porque podem estar escondidas pela roupa, mas porque existem vários tipos de violência.

O copy principal “Procure a vítima. Será que encontra?” sugere logo um desafio ao leitor, conseguindo assim a sua atenção. Quando este reparar que nenhuma das vítimas tem de facto um um traço evidente de violência irá deparar-se com a informação secundária “Reconhecer vítimas de violência não é fácil. Muitas delas vivem no silêncio e nem sempre os sinais de violência são visíveis. Para lhes dar voz existe a APAV. Faça-se associado/a em www.apav.pt

Data: 04/05/2015